sábado, 28 de março de 2009

Descritivo resumido da Armação de Pesca II

Embora as entradas de pescado da armação e copo sejam afuniladas com o propósito de facilitar a entrada dos peixes e a sua saída mais difícil, existe sempre a hipótese deste sair pois as entradas estão sempre abertas e nunca encerradas.

A percentagem de pescado capturado no copo está calculada entre os 10 a 20% do volume total de peixe que encontra a RABEIRA TERRA E RABEIRA FORA.
Muitos peixes “visitam” a ARMAÇÃO DE PESCA movidos pela sua curiosidade natural por esta “coisa estranha”, mas ao depararem-se com a quantidade de redes, cabos e bóias desta, o seu instinto alerta-lhes para se tentarem afastar daquela área.


Neste caso a maioria das pessoas acreditam que os peixes fujam para águas mais profundas, mas isto é apenas o pensamento humano (bidimensional) que, por vezes, é completamente diferente daquilo que acontece na realidade. Tendo em consideração o comportamento dos peixes somos levados a pensar de um ponto de vista tridimensional.

Como já referi, os peixes tentam sempre escapar-se para mais longe da costa. É claro que normalmente ao afastarmo-nos desta encontramos maior profundidade, mas isto nem sempre acontece.

A topografia submarina incluindo a profundidade, o ângulo de inclinação, etc., são factores muito importantes para decidir a posição onde se monta a ARMAÇÃO DE PESCA.
À excepção da RABEIRA FORA, a posição ideal para montar a ARMAÇÃO DE PESCA, obrigará a que o COPO (zona onde se captura o pescado) deva estar na área mais profunda em relação a todas as outras zonas.

Sem comentários:

Enviar um comentário